Edição n.º 219/2003

6 de Julho de 2003. Distribuída a 2359 subscritores.

Podem também interessar-lhe as seguintes edições:

1. Sobre o iChat AV (iCHAT AV)
2. Problema com Proteus (PROTEUS)
3. Sobre o novo Power Mac G5 (G5)
4. Dúvidas sobre iSync (iSYNC)
5. Problemas com pixel morto (PIXEL)
6. Problemas com SonyEricsson (SONYERICSSON)
7. Dúvida sobre SuperDrive (SUPERDRIVE)
8. Confirmação de recepção de email (CONFIRMAÇÃO)
9. Opinião sobre escolha de portátil (PORTÁTIL)
10. As que não cabiam noutro lado (RÁPIDAS)
11. Um mergulho em ADSL (ADSL)
12. CD com tecnologia anti cópia (ANTI CÓPIA)
13. Sobre Virtual PC (VPC)
14. Ligação entre Mac (LIGAÇÃO)
15. Dúvida sobre DVD-RW (DVD-RW)
16. The ancient art of switching (SWITCHING)
17. Sobre fundamentalismos Apple (FUNDAMENTALISMOS)
18. Uma questão de formato (DVD)
19. Uma questão de assistência (ASSISTÊNCIA)
20. Dúvida sobre PowerPoint (POWERPOINT)
-------------
1. iCHAT AV ?
-------------
Sabem aquele programazito, o iChat AV? aquele tal que era o único a ter
a conversa de webcam e audio integrada no programa de IM? Já não é...
Pois, é que parece que a microsoft sentiu os tom@t3s apertados e
decidiu largar à pressa a sua nova versão do MSN Messenger... A versão
MSN 6 "Preview" já tem videoconferência integrada nas janelas de
conversação. Era só para mostrar que somos pequeninos somos pequeninos,
mas quem fica à rasca são os grandes...
(Ah, e já agora...esta preview é uma beta que anda a falhar a torto e a
direito, quase parece alfa)! enfim, coisas!
1. A Microsoft não "largou à pressa a nova versão do MSN Messenger" por
causa da video conferência. Desde a versão 4 que tem integração com o
Netmeeting e permite video e audio-conferência.
2. O lançamento da versão 6 vem apenas centralizar numa única aplicação
todas as potencialidades das duas.
3. O MSN Messenger é, de longe, o melhor software de mensagens online que
existe.
4. Não, não sou defensor da Microsoft, o que acontece é que não deixo o
fundamentalismo Macintoshiano me cegar (como diria o nosso querido moderador
"Death to all fundamentalists").
5. Por muito que gostássemos, a Apple não inventa nada. Apenas tenta
melhorar o que já está inventado. Ás vezes consegue (leia-se, por exemplo
G4*) outras sai um perfeito desastre (leia-se G4 Cube).
* - G4 porque ainda não pus as mãos num G5. Só depois disso é que acredito
naquelas "Benchmarcazinhas" todas.
Abraços,
MB
?/?
So' por curiosidade, mas... para que e' que alguem precisa de
videoconferencia (ok, vai desatar tudo 'a porrada)? E' que um gajo
estar a falar com outro, e a ver-lhe a cara... e' pesado, confuso,
caro, e nao traz vantagem nenhuma! Acho eu...
Cumprimentos
Miguel Arroz
Ninguém precisa de fazer videoconferência! Se precisassem já tinham
pesquisado e resolvido a questão como eu resolvi (por exemplo, o SquidCam
existe para MacOS X e Windows e trabalham bem um com o outro).
O que se passa é que a Apple lançou mais um brinquedo novo que toda a gente
quer ter, sem saber bem para quê....
Abraços,
MBMarco,
Há já algum tempo que não via um arrazoado de disparates tão bem alinhado...
Ninguém precisa de videoconferência? É verdade, no tempo dos meus avós
ninguém precisava de folhas de cálculo, no tempo do meu pai uma gestão de
stocks não era precisa e vê bem que no tempo dos Afonsinhos (e não é nada
convosco oh Salcedos!) o próprio não precisava de localizadores GPS...
You're missing the whole point! As pessoas não PRECISAM é de passar 3 dias a
amaldiçoar configurações, dificuldades de manuseio de software complexo,
recordar IP's, configurações WEB e tudo o resto!
Tu tens (infelizmente não és só tu, metade da população informática,
técnicos incluídos também a tem) o péssimo hábito de achar que toda a gente
tem profundos conhecimentos técnicos que lhes permitem lidar com à vontade
com um sistema ou um equipamento. Knock! Knock! Não é assim!! A generalidade
das pessoas sabem pouco e têm um pânico terrível de fazer asneira porque o
(e cito) "esta merda vai marar a seguir".
A minha mãe mexe em iChat! (Fantástico não é?) Não vê um byte de informática
mas tem duas mãos, sabe encaixar um cabo numa ficha e para ela isso é
suficiente para ver o neto na África do Sul! Não sabe o que é um IP, tem
umas luzes sobre Internet e acha estranho que o telefone fique impedido
quando alguém está na Web... Jamais usaria uma ferramenta como esta se
tivesse que fazer mais de 5 coisas, muito menos "pesquisar".
"Já tinham pesquisado". Mas tu achas que sinceramente as pessoas o sabem
fazer? Achas? Se eu te disser que nesta Mailing List mais de 40% das pessoas
poderão não saber o que é um Google, ficarias admirado? Eu não!
Welcome to the real world! As pessoas não usam as coisas mesmo que precisem
delas, as pessoas usam as coisas se não tiverem experiências negativas
frustrantes que as façam por de lado o sonho de vir a fazer coisas novas!
A adjectivação de "brinquedo novo" é tua, as centenas de milhar de pessoas
que hoje fazem coisas com um Apple que jamais sonharam fazer, não deviam
sequer pensar nisso por que o Marco Barreto acha que não precisam.
Abre um pouco as tuas linhas de horizonte e perceberás que o mundo que nos
rodeia é populado por pessoas que não sabem o que tu sabes, que não sabem
sequer que podem vir a saber mais...
Abraço
Pedro Aniceto
Ah! One more thing! Achei extraordinariamente feliz que a mensagem de
marketing do iChat AV fosse "Videoconferencing for the rest of us"...

------------
2. PROTEUS ?
------------
Sobre o Proteus, que também uso, tenho a dizer que esta versão 3.0
realmente tem uns bugs meio estranhos. Agora só conecta a conta do
ICQ.
As do Yahoo! e do MSN não conectam-se, ainda que habilitadas. Fica
sempre escrito "Disconnected".
[]'s
Francis
Aqui deste lado ambas as duas ligam-se sem problemas... certifique-se
que a password está configurado nos accounts, que aqui deste lado
também desapareceram misteriosamente... ambas as duas. ;-)
-mw
-------
3. G5 ?
-------
O G5 é... (Por mais q me custe dizer) Feio!
Ctrn™
Feio nem acho... mas é ENORME!
<http://www.spymac.com/gallery/
showphoto.php?photo=37889&papass=&sort=2&thecat=998>
-mw?/?
Mais um grande dia para a Apple sem duvida :)
Daniel Correia
PS fico a espera de uma torre destas formato powerbook :)
Se tb precisar de 9 ventoinhas vamos ter powerbooks que imitam
hovercrafts, não? ;-)
-mw
estes G5 não consomem mais que os G4. pelo menos em
velocidades tipo 1.2 1.4 pelo que não deve ser assim tão difícil.
Sinceramente acho que a apple com esta quantidade de
ventoinhas tentou reduzir o ruído ao máximo. Sendo muitas
podem fazer menos esforço logo menos barulho.
Daniel Correia
?/?
O PowerMac G5 até poderá ser o computador pessoal mais rápido ao cimo
da terra... mas o que é que isso me interessa... ó meus senhores
andamos aqui há meses a discutir que as maiores frequências dos
Pentiuns e as suas velocidades supostamente maiores não faziam grandes
diferença... e agora o G5 é uma revolução... e viva o Jobs pelo G5... o
raio que o parta a ele e o seu G5 se o mais importante num Mac é a
velocidade do G5!!!
Possas!!! então e onde é que fica a funcionalidade das aplicações, a
intuitividade do interface gráfico, a estabilidade do sistema
operativo, a coerência entre os vários softwares, a gestão de fontes, a
multimédia, a integração do Hardware com o software, o plug&play sem
precisar de instalar drives de forma manhosa, o office que não teima em
precisar de ser reinstalado, o fácil tratamento de imagem, som e video,
a utilização de standard como o OpenGL, o mp3, o mpeg 4, o Java, a
facilidade em gravar um CD ou fazer um DVD,,..., de repente o que põe
um grupo de utilizadores e "developers" a babarem-se são os 64bits...
Isto é verdade para os já utilizadores Macintosh. O problema é que há muita boa
gente, em muitas boas empresas, que só vêem números. Por outro lado, alguém que
comprou um computador à dois anos, provavelmente não muda porque os ganho de
velocidade são 10 ou 20 %, mas compra se for de 100 ou mais %. É claro que a
velocidade não é o mais importante, mas ajuda. E em termos de markting, dizer
que os nossos computadores são melhores, mas demoram o dobro do tempo a fazer a
mesma tarefa, não é muito agradável.
Agora, se por todas as razões enumeradas quero comprar um novo macintosh e
ainda por cima é a máquina mais rápida do mercado... e nem é a mais cara!
Cumprimentos
Álvaro Amorim
http://www.alvaroamorim.cjb.net/----------
4. iSYNC ?
----------
Boas ! Foi como um miudo de 12 anos a abrir uma caixa de legos que ia
abrindo a caixa do meu Powerbook17" ; tudo optimo, tudo veloz e
quando
eu ia
experimentar o iSync ( Jaguar 10.2.6 , iSync ultima versão, updates
todos
instalados ) ele sincroniza tudo bem com o meu telemovel ( Nokia 7650
) ,
reconhece-o , etc etc , mas não sincroniza o que mais interessa : A
AGENDA !
Ha algum programa que o faça , alguma maneira de por o meu PB17 a
sincronizar o iCal com o calendário do meu Nokia 7650 ?
Um abraço a todos,
Para já, com o iSync, não há. Espere por uma versão actualizada...
Bastava ter consultado o site da Apple ou lido a informação do iSync!
;)
http://www.apple.com/isync/devices.html (ora veja lá em baixo, nas
"configurations")
Cumprimentos,
João Lúcio
Ainda há pouco tempo alguem aqui na lista descreveu uma maneira de
sincronizar os calendários. Eu experimentei e funciona relativamente
bem... introduziu alguns items a mais e inventou-me uma reunião
"ÇSLKDFJSÇLFJK" todos os dias, mas pelo menos funcionou com o meu P800
e deu para passar os aniversários todos, os feriados e as datas que
caducam todos os meus documentos e mais alguns. As reuniões do dia a
dia prefiro meter à unha...
-mw
----------
5. PIXEL ?
----------
Catástrofe !
: ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( :
( : (
: ( : ( : ( : ( : ( : (
Tenho um pixel queimado bem no centro do ecrã do meu PB Tit.
: ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( : ( :
( : (
: ( : ( : ( : ( : ( : (
Como é que funciona a garantia dada pela APPLE nestes casos ?
Ou não funciona ?
( Ainda não tem um ano, mas está quase.
Gostava de ter mais informações sobre esta situação )Gabriel FragaOlá Gabriel,
Provavelmente a assistência técnica lhe dirá que até 3 pixels é normal.
Contudo, não é bem assim. É mesmo um defeito de fabrico e segundo a
legislação em vigor o fabricante tem de substituir. Sugiro que entre em
contacto com a DECO (Proteste).
Cumprimentos,
Leonardo Opitz
-----------------
6. SONYERICSSON ?
-----------------
SonyEricsson T610
Ola a todos.
Sou um mais ou menos feliz utilizador dum novo telefone T610. Nada de
desgostos (so far...) em relação à compatibilidade: iSync, iCal e
AdressBook colaboram via bluetooth, tudo joia. Se não fosse lá um
"pequeno" detalhe, que nada tem a ver com computadores, mas
eventualmente alguém aqui terá a solução: Não ouço o telefone tocar!
Embora que o volume do RING esteja no máximo, a QUALIDADE dos
diferentes toques (chamam-nos polifónicos) não consegue furar em
ambiente de ruido. Existe possibilidade de por lá o toque do anterior
telemóvel?
QUERO O SOM "MIXED" DO MEU SonyEricsson T68i DE VOLTA!
Obrigado, um abraço,
RETo!
---------------
7. SUPERDRIVE ?
---------------
Caros colegas, escrevo adqui do Sul onde, tal como no sudoeste, no
nordeste, centro, ilhas... , não há complexos de ver quem toca
primeiro num G5...oooophss!!! não era isto que eu queria escrever...Tenho um imac 17´ 800, e, ao contrário das informações da apple, a
minha superdrive grava e apaga dvd-rw. O toast tambem a reconhece
como dvd-rw e no apple profiler o modelo tambem é rw.
Mas então agora a apple anda a vender LEBRE por GATO?Humberto Chaves
----------------
8. CONFIRMAÇÃO ?
----------------
Há alguns meses atras descobri o prazer e a praticidade de enviar e-cards da
Corbis (www.corbis.com) para os meus amigos. São de borla e têm uma grande
vantagem. Atraves de um sistema de autoconfirm, a Corbis me avisa quando os
e-cards foram levantados.
Quer dizer q posso enviar cartoes por tudo e por nada(há espaço para
observações pessoais) , e ninguem pode dizer-me que não recebeu tal
informação pq eu tenho uma mensagem no meu in-box que avisa o dia e a hora
que o cartão foi levantado.
Agora gostaria de saber se é possivel fazer isto com o email normal?? Tenho
um montão de amigos e conhecidos que não abrem seu email regularmente.
Outros - que dizem que não receberam, etc...(Tenho uma assinatura - favor
confirmar o recebimento deste e-mail, mas ninguem o faz e sempre fico na
dúvida!)
Sugestões ??dá para programar ? - uso outlook express e Mac OS 9.2
Obrigada
Christina H

Seguir os seguintes passos:
Abrir Outlook ou Entourage:
TOOLS - ACCOUNTS - EDIT ACCOUNT - OPTIONS - em HEADER escrever
"DISPOSITION-NOTIFICATION-TO" - em VALUE escrever o seu endereço de e´mail.
Tiago Falcão
-------------
9. PORTÁTIL ?
-------------
#PORTATIL
Caro João Castilho:
o que o amigo da internet lhe disse é .5 verdade. Apesar de não confirmar a
explicação IBM/Motorola, de facto já experimentei esses testes de velocidade
com o meu iBook 700 Combo e um PB G4 866.666666(6). Sim, o iBook venceu em
algumas aplicações. Mas foram MUITO poucas. E convém dizer que o PB tinha 384
Ram enquanto o iBook tinha 640Mb. E que o iBook faz mensalmente uma
desfragmentação ao disco e limpeza de cache, etc e tal, enquanto o PB é de
terceiros. O facto de escolher um e outro não pode de maneira alguma ser
reflexão de testes isolados, mas sim de uma análise daquilo para o qual vai
servir-lhe e do financiamento de que dispõe.
-Primeiro tem de escolher se quer um Portátil com 12'' ou com 14/15'' (pelo que
disse fiquei com a impressão que o de 17'' está fora de questão);
Convém dizer-lhe que o último modelo iBook 12'' 900 Combo mereceu a escolha de
produto EXCELENTE por parte da equipa CNET (www.cnet.com), pela sua leveza,
fiabilidade, estética, velocidade (sim, velocidade)... Mas é claro que um PB
12'' lhe dá uma autêntica tareia, apenas pecando no facto de não ter cache L3
(o ibook tb não tem) e de o sinal WiFi transmitido ser um pouco mais fraco,
devido à caixa metálica (o airport no ibook creio ser o melhor que qualquer
portátil do mundo possui). Resta considerar que o PB pode ter à partida
Superdrive (DVD-R) e que alberga bluetooth, tecnologias que para ibook só
recorrendo a terceiros...
Se escolher um com maior área, a coisa muda de panorama: a diferença de preços
e cacterísticas entre modelos são abissais (escreve-se assim?)...
O melhor é adiantar as applicações que pensa correr... e mais algo poderemos
dizer-lhe...
HP
-------------
10. RÁPIDAS ?
------------- Vão comprar a Espanha vão!
"Esta oferta comienza el 9 de junio de 2003, y finaliza el 313 de
agosto de 2003 ambos inclusive. "
http://www.apple.com/es/promo/financingpowerbook/
Lara Lee (PA)
?/?

Mais um grande dia para a Apple sem duvida :)
Daniel Correia
PS fico a espera de uma torre destas formato powerbook :)
Se tb precisar de 9 ventoinhas vamos ter powerbooks que imitam
hovercrafts, não? ;-)
-mwboa!
um PowerBook 17 auto-transportável!
levita ao lado do seu dono qual amigo fiel de quatro patas... isso é
que era tecnologia...
pode ser que demore algum tempo mas lá chegaremos :)
David Clifford
----------
11. ADSL ?
----------
Caro Hugo,
Enfim - uma pessoa feliz ! Quanto custa por mes ?? Olá, bom dia!
Custa ?49,00 + iva
Pq tem que elogiar a rapidez da CTT ? Acho os serviços do correio uma
porcaria. Hoje em dia uma carta 'normal' leva uma semana para chegar de
Estoril à Lisboa. É a PT - tb. sem comentários !!
Está-me a dar razão para os elogiar.
A carta que lhes mandei chegou de um dia para o outro... (como sempre
deveria ser, mas não é!)
Quanto à PT, também fizeram o serviço depressinha, daí os elogios.
Mas certo certinho é que vale a pena pagar mais quando as coisas
funcionam.
Cumprimentos
Hugo----------------
12. ANTI CÓPIA ?
----------------
O público continuará a escolher apenas alguns. Os outros
continuarão a precisar de ser pagos por todo o trabalho que façam,
seja o de espectáculos ao vivo ou o de criação de discos. Penso que
exactamente ao contrário do que diz, a maioria dos músicos que publica
discos precisa de ganhar dinheiro com eles.O público seleccionará o que gosta. As cópias ilegais também só são feitas
daquilo que se gosta. Do que não se gosta é irrelevante. Eu fazer uma cópia de
um grupo que não gosto é irrelevante,pois se não o copiar a música também não a
vou comprar. Está bem, não tenho o direito de a ter, mas também só se for
masoquista é que gasto dinheiro num cd ou ocupo espaço no disco com músicas que
não gosto. É claro que com o novo iTunes, posso dár-lhes uma estrela e ordenar
a lista por preferência e essa música nunca é tocada....
Continuo a não achar que o problema dos novos autores não é a pirataria ou a
falta de dinheiro. é a qualidade. E isto é desde sempre. Os Beatles não se
lembraram, bateram à porta da EMI e gravaram, primeiro tiveram que demosntrar
que tinham jeito... A Apple Records foi criada com o intuito de apoiar autores
desconhecidos... a maioria deles lançou uma música e desapareceu! O próprio
Paul McCartney investiu tempo e dinheiro na promoção de novos valores. Isto
para não estes terem mais facilidade em gravar que os próprios Beatles. Isto
Foi nos anos sessenta e não havia pirataria, nem cds.
Não questiono gostos. Há muita musica dos tops (quase 99%), que não gosto e que
não compro. Compro alguns cds, mas só os que gosto. Se fossem mais baratos
comprava mais, é natural. Mas isso também acontece com outras coisas, como
carros computadores. Aceito que as editoras lutem pelos seus direitos, é
legítimo. Não aceito é que digam que não promovem novos autores devido à
pirataria das músicas. Também não acho que se deva aceitar todos os novos
autores. É como no cinema, todos se queixam porque o estado dá pouco apoio ao
cinema português. Façam filmes de qualidade que as pessoas vão vê-los. Os
Madredeus, os Trovante, os GNR, etc, já foram novos autores, e devem ter lutado
para conseguir gravar. Façam música que o público goste e de certeza que alguém
olha para eles!
Resumindo, para mim, tudo se resume à qualidade dos artistas. Se eles forem
bons, há espaço para vender, para concertos e até para haver muita gente a
copiar as músicas. Se não forem apreciados, ninguém compra os álbuns (podem
sempre vir incluídas umas músicas em colectâneas com uma ou duas músicas de
qualidade de autores consagrados) mas também ninguém copias as músicas!
Cumprimentos
Álvaro Amorim
http://www.alvaroamorim.cjb.net/
---------
13. VPC ?
---------Caros Amigos,
Em resposta à questão "VIRTUAL PC" obrigada pelas vossas simpáticas e
esclarecedoras respostas. Aprendi a licão:
Jámais voltarei a engulir a língua!
Quanto à resposta do Pedro Aniceto, só tenho a agradecer o ter sido directa
e concisa, que me fez perceber a minha "precipitação..." (sou um bocado
leiga nestas matérias)
Não domino, nem de perto nem de longe, a parte mais técnica da informática,
estou mais na área do design, ou como custumo dizer: Eu trabalho pó boneco!!
Que diabo, PA!!!,
eu aqui a tentar limpar a minha imagem,
a expor-me,
a revelar a minha ignorância informática..
não me apetecia nada assinar...
arrrggg...
mas antes que me apelides de XIXOLINA ou coisa do género...
mjv
;-)
-------------
14. LIGAÇÃO ?
-------------
Ainda não consegui ligar um velho mic do LCIII ao G4 MP450, vou
continuar a tentar...
Nem vai conseguir! Precisa do Apple Pro Microphone nao sei
quantos... um que tem uma ficha maior do que o normal, para ser
alimentado pelo Mac. Nem sei se isso ainda se vende...
Cumprimentos
Miguel Arroz Também pode utilizar o iMic!
Liga o iMic ao mac (USB) e o microfone à entrada audio do iMic!
Cumprimentos
Álvaro Amorim
http://www.alvaroamorim.cjb.net/
------------
15. DVD-RW ?
------------
Estou com um problema (provavelmente de ignorância) e estou a solicitar
ajuda à ML. Comprei há 1 mês um eMac com uma superdrive (Pioneer DVD-RW
DVR-105), já fiz o upgrade do Tost Titanium para o 5.0.2, o gravador
reconhece os DVD-R mas não reconhece os DVD-RW? Diz-me que não existe disco
nenhum na drive!!! O DVD-RW por sua vez dizia ser compatível com todas as
drives DVD+RW? a minha drive não tem lá nenhum +? é disso? Há alguma maneira
de aproveitar os DVD-RWs que comprei? Nem consigo formatá-los porque a drive
não os detecta!!!
Já agora, alguém me explica o que é o "Cod region" ou coisa parecida? ;-).
O eMac perguntou-me que "cod region" queria usar para visionar DVDs e
disse-me que só podia alterar esta opção mais 4 vezes? Não percebo nada de
DVDs, nem drives de DVD-R, qualquer ajuda e/ou tutorial disponível seria
óptimo!!!
Obrigada
Erika de Souza
---------------
16. SWITCHING ?
---------------
Switch
Artigo excelente, vale a pena espreitar
http://www.osnews.com/story.php?news_id=3946&page=1
Bruno Fontes
----------------------
17. FUNDAMENTALISMOS ?
----------------------
Não: eu não venho dizer adeus!
Mas este sugeriu-me a oportunidade de pedir a v/atenção para as sistemáticas e
caricatas posições fundamentalistas anti-micro$oft (sim, pois, eu próprio
indicio algo...).
O problema não é só de cá, vejam-se os comentários à última versão do MS
Internet Explorer. Permitam-me que considere tais posições como criancices que
prejudicam gravemente toda a comunidade MacManíaca. Pelo menos na nossa ML,
por
favor contenham-se, pois tão redutoras posições em nada nos favorecem, ainda
porque a MS tem feito um esforço para ‘nos1 apoiar. Veja-se o Office nativo, e
Remote Desktop Connection, este também da maior utilidade, e que nos ajuda a
sair para fora do gueto.
O tão querido Safari, já na versão 1.0, nem sequer vê correctamente o conteúdo
dos layout disponibilzados pelo Web Companion do Filemaker (sendo este do
grupo!) - há que utilizar o Explorer!
De uma coisa podem estar certos, é que, sem Office para Mac, o Mac MORRE!
Porque esta coisa tão bonita e cara destina-se a mais do que brincar. Não há
OpenOffice que lhe valha, nem G5s ou G9s!
O Explorer parece que já tem o enterro anunciado! Estão contentes? Não tarda,
depois de quase 20 anos com Mac, vamos ter de aderir ao mundo PC.
Eu se fosse da MS, também já me tinha cansado de tanta má-língua e de tanta
inconsciência.
Daniel Dias
Circulou o rumor de que a MS pretende acabar com o IE como produto
autónomo não só para Mac mas também para Windows, que o IE passaria a
ser distribuído meramente como parte integrante do sistema operativo.
A MS desmentiu quanto ao Windows, disse que tal decisão ainda não está
tomada, e que é prematuro falar-se do assunto quando ainda está longe
o lançamento da próxima versão do sistema, mas não desmentiu que tal
hipótese esteja a ser considerada.
Acabar com o IE como produto autónomo poderá baixar custos de
desenvolvimento, aumentar as vendas da próxima versão do Windows, e
acabar com um factor que tira credibilidade ao argumento que a MS tem
usado para se defender na justiça, segundo o qual o IE não é um
produto autónomo oferecido para dominar a internet mas sim parte
integrante do Windows. Qualquer pessoa duvida da veracidade de tal
argumento quando vê o IE a correr no Mac OS, ou versões novas do IE a
correr em versões antigas do Windows!
Matérias como estas, que podem vir a implicar milhões a mais ou a
menos para a MS, certamente terão muito mais impacto nas suas
decisões do que o que se diz ou não nesta mailing list, num pequeno
país que, provavelmente, a maioria dos elementos da direcção da MS nem
sabe onde fica situado, isto se souberem que existe.
Ainda no ano passado a MS ameaçou a Apple com o fim do
desenvolvimento do seu software para Mac, e já antes o tinha feito
outras vezes. Ou a Apple se preparava para isso ou perdia
completamente a autonomia, e em minha opinião já se preparou, pois
acredito que ter um browser popular é mais importante do que software
de Office. Para este último existem alternativas, do OpenOffice ao
ThinnkFree Office, até ao Apple Works, e repare-se que nessa área nem
todos necessitamos de software sofisticado. Mas quem é que hoje em dia
não necessita de um browser? Também penso que estando a Apple
preparada para o efeito aumenta a probabilidade de a MS não abandonar
a plataforma Mac, por desejar ganhar dinheiro a vender software também
para Mac, e não desejar deixar espaço livre para que produtos
concorrentes ganhem visibilidade e destaque, o que aconteceria se a MS
saisse.
O ponto que considero mais extraordinário do seu artigo é aquele
em que diz que não devemos apresentar opiniões que possam desagradar à
MS, que nos devemos conter. Em sua opinião a dita tem tanto poder,
graças aos seus monopólios, que teremos de abdicar da liberdade de
expressão? Cumprimentos,
Jaime Pinto.
?/?
Caro Jaime Pinto
Agradeço a sua resposta.
Não percebo o que de extraordinário vê no meu ‘artigo’.
Claro que não pretendi escrever um artigo, propriamente, mas antes expressar um
alerta despretensioso. Sabia que podia ser polémico, e é isso que também se
espera desta ML, que o Pedro Aniceto nos faz o favor de gerir.
Entendo que a nossa ‘comunidade’ não pode viver isolada.
Veja-se que nesta ML, grande parte das referências respeitam a problemas de
incompatibilidades. Vídeos, impressoras, modems, aplicações, etc..
Queira-se ou não, a MS é, no ambiente profissional mundial, uma presença de
convívio obrigatório. Mérito deles.
Reporto-me apenas ao seu último parágrafo: não, eu não disse, nem direi, que
não devamos apresentar opiniões que possam desagradar à Microsoft.
O que digo, é que não as devemos expressar (nem essas, nem outras) de forma
primária, mal educada e reveladora dos tais fundamentalismos, como se os
utilizadores Mac de facto tivessem pela MS o maior desprezo, repugnância e
mesmo nojo.
Repare, eu sempre utilizei Mac (claro que, o sempre, é desde que existe) e
adoro as minhas máquinas e seus sistemas.
Mas a Apple tem demorado muito a resolver os problemas de compatibilidade.
Eu uso o Mac para tudo o que posso, das áreas gráficas, à gestão, passando por
quase tudo o resto. Mas tenho muitos problemas.
Desde coisas aparentemente insignificantes, como não conseguir imprimir em
Lasers PS imagens PS inseridas em documentos do Office, a mais complicadas,
como só conseguir fazer ligações https, na empresa, através do Netscape, que
tem a segurança dos proxy configuráveis.
Acedo ao software de gestão da empresa através do Citrix (a correr muito bem no
OS X)
A maior parte das vezes, para resolver problemas do MS Office, tenho de me
ligar aos servidores PC, por RDC. O VPC em Mac é uma treta (salvo seja; a coisa
trabalha, e a MS até o comprou), só dá para bricadeiras, nem percebo o que às
vezes vejo nesta ML dito sobre ele.
Consigo de qualquer forma fazer tudo o que preciso, embora muitas vezes com
esforço desnecessário.
Eu sei que nem toda a gente precisa da sofisticação do MS Office, mas o
trabalho a sério, precisa. Ainda tenho a esperança de que não tenha de comprar
um PC para o usar. Eu, por exemplo, já precisei muitas vezes de correr modelos
económico-financeiros, em Excel, de 23 Mb, que a correr demoram cerca de 20
minutos.
Bom, mas acha compreensível que o browser da Apple, que diz já não ser beta (de
facto, é um beta2) não trabalhe com o Web Companion da Filemaker?
Um abraço
Daniel Dias
-------------
18. FORMATO ?
-------------
Na caixa dizem bem 4.7 GB o que é equivale a 4.2GiB(acho que
é assim a norma) que é a medida que te aparece no computador.
Para computadores 1024 bytes são 1k, nunca confundir com
medidas usadas em Engenharias.
Daniel Correia
Caro Daniel,
não percebi bem o que quer dizer é 4.7 giga bits são 0.54 giga bytes.
Como é que chegou aos 4.2?
A norma a que se refere não será Gb para giga bit e GB para giga byte?
E se os engenheiros forem de informática? :P
Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia
Explicando um bocado melhor :)
na caixa temos 4.7GB = 4.7*10^9 = 4700000000 Bytes
no computador normalmente consigo por volta de 4.35 GiB
(não inclui formatação)
4.35GiB = 4.35*2^30= 4670776934 Bytes
A norma que se devia usar é GiB que é a norma potência de 2
usada por todos os computadores. Inicialmente tínhamos a aproximação
1024 para 1000 a diferença não era grande mas quando passamos para
GB e TB as diferenças começam a ser superiores a 5% que é um erro
já difícil de ignorar.
A norma proposta recentemente que acho que já foi aprovada é :
1KiB = 1024 bytes
1MiB = 1024 KiB
1GiB = 1024 MiB
1TiB = 1024 GiB
...
Não tendo nada a ver com os bits que fala, em que 1 Byte = 8 bits.
Engenheiro informático ainda não sou mas já faltou mais ;)
Daniel Correia
-----------------
19. ASSISTÊNCIA ?
-----------------
A verdade é que este é um problema real que nos atinge a todos. Não conheço
a realidade nos E.U.A., mas em Portugal considero a assistência técnica dos
Mac's de longe o pior serviço de assistência técnica que alguma vez tive em
qualquer produto. Atrasos infindáveis, erros inacreditáveis, falta de brio
profissional na forma como tratam os nossos produtos e os clientes... Enfim,
uma ausência total de profissionalismo. A verdade é que parece que
preferimos omitir estes problemas em prol de um produto que apesar de tudo
defendemos quase intransigentemente... Já tive uma meia dúzia de problemas
graves, mas vou conhecendo aqui e ali a desilusão com que vários
utilizadores vão deixando a plataforma Apple, desiludidos com a péssima
assistência que têm no nosso país. Lembro-me por exemplo que na Instituição
onde trabalho há poucos anos atrás havia um Apple em quase todos os
gabinetes que foram todos substituídos por PC's devido a graves problemas de
assistência técnica. Uma aposta que acabou por ficar dispendiosa...
Parece-me que estamos na altura de falarmos abertamente neste tipo de
problemas, para defesa de nós próprios. Não seria altura de se lançar uma
campanha de verificação no nível de satisfação de assistência técnica que
temos em Portugal? Não se poderia por exemplo na página da Apple (Portugal)
haver um pequeno inquérito onde cada um poderia colocar os registos de um
conserto, nome da empresa, serviço prestado e grau de satisfação do cliente?
Pessoalmente já estive a um passo de abandonar a plataforma Apple por este
tipo de problemas, decidi não o fazer, mas a verdade é que voltei a ter
fortes motivos de desilusão em relação a algo que deveria funcionar muito
melhor.
Este é acima de tudo o grande trabalho de visibilidade que a Apple deve
promover, conquistando para sempre os seus utilizadores e conquistando pela
elevada qualidade de assistência técnica outros que olham ainda com
desconfiança os elevados preços dos produtos Apple, associados a uma
manutenção possível apenas num reduzido número de lojas com serviços de
assistência inscrivelmente maus.
Paulo Colaço
Discordo Completamente!
Infelizmente, tenho precisado muito da assistência da Apple Portugal, o meu
mais recente PB G4, com 1 ano, já levou quase tudo novo: pintura, alimentador,
écran, e até a motherboard e tudo por problemas de qualidade e não utilização.
A assitência em Alfarragide foi sempre deligente e muito eficiente.
Talvez os problemas que reporta se liguem com a rede de
distribuidores/revendedores, e não com a assistência central.
Já quanto ao produto, tenho de concordar, nunca tinha precisado de verdadeira
assistência em quase 20 anos de MacUser.>
Daniel Dias
----------------
20. POWERPOINT ?
----------------
Bullets and numbering penso que não há maneira de desligar, mas quando
ele cria há um botão que se pode por na toolbar que faz com o que o
parágrafo deixe der ser bullet.
Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia

Dá sim senhor:
No Word>
Tools -> Autocorrect-> Autoformat As You Type: não selecionar Automatic
bulleted lists e automatic numbered lists
Cumprimentos
Álvaro Amorim
http://www.alvaroamorim.cjb.net/Take care, it's a jungle out there!
Pedro Aniceto

DECLINAÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
-------------------------------
- Vai que já tem!
A declinação de responsabilidade, e mais alguns sábios conselhos relativos
ao funcionamento desta Mailing List, poderão doravante ser consultados em:
http://www.iclub.com.pt/mlist_declinacao.html
O arquivo de Mailing Lists poderá ser consultado em
http://www.mailinglistapple.com
Este arquivo é gerido de forma independente da ML, podendo existir alguma
discrepância entre as edições publicadas e as arquivadas. (Sim! Que isto não
é a Biblioteca Nacional!)


==========================================================================
Pedro M.S.Aniceto
Product and Marketing Manager
Interlog S.A.
Estrada do Seminário, Edifício Firmo Piso 1 Esqº
Alfragide
2610-171 Amadora
Telef. (+351) 21 470 76 10 http://www.apple.com.pt
Fax (+351) 21 472 05 61 http://www.iclub.com.pt
Email: pedro.aniceto@apple.com.pt / interlog.loc@mail.telepac.pt
==========================================================================
I don't believe in astrology. But then I'm an Aries, and
Aries people don't believe in astrology.

Podem também interessar-lhe as seguintes edições: