Edição n.º 5/2003
3 de Janeiro de 2003. Distribuída a 2066 subscritores.
Podem também interessar-lhe as seguintes edições:
"Há dois tipos de utiizadores Macintosh: Aqueles que já perderam dados e
aqueles a quem isso vai acontecer. Se não fizer backup dos seus documentos
importantes, garanto-lhe em absoluto que um dia, você vai perder alguns ou
todos os documentos contidos no seu disco rígido. Se você não faz backups ou
não perdeu ainda dados, considere-se um felizardo dos diabos!"
Cortesia Pedro Molinar
1. Uma alternativa a PowerPoint (POWERPOINT)
2. Uma dúvida de AirPort (AIRPORT)
3. Música para sobrinhos e outras criaturas irrequietas (MÚSICA)
4. Siemens S45 e GPRS (GPRS)
5. As minhas aventuras com a Netcabo (NETCABO)
6. Uma pergunta sobre os nossos amigos Backups (BACKUP)
7. Vendo material (VENDO)
8. Um problema com Quark (QUARK)
9. PDA ou não PDA, eis a questão (PDA)
10. As minhas aventuras com Mac OS 10.2 (10.2)
11. Ainda o artigo da Wired (FANS)
12. O velho jogo do Digger (DIGGER)
13. O registo do nick no IRC (IRC)
14. Filtros de SPAM para mail (SPAM)
15. Problema com gravação de CD (CD)
16. Problema com aplicação Mail (MAIL)
17. Problemas na importação de MP3 (iMOVIE)
18. Com quantos botões se faz um mouse? (MOUSE)
19. Sobre capturas de ecran (CAPTURAS)
20. Problemas com Base AirPort (AIRPORT)
---------------
1. POWERPOINT ù
---------------
Como ja disse, o Flash e' muito engracado, mas nao da para incluir
filmes (obriga a recomprimir, coisa a que me recuso!). Vai dai',
continua a nao ser uma coisa viavel... porque na apresentacao que vou
fazer a curto prazo vou precisar de projectar uma serie de filmes.
Cumprimentos
Miguel Arroz
Caro Miguel,
Cada macaco no seu galho, Powerpoint e o Flash são programas com piada,
mas como a maior parte dos utilizadores não conhece mais nada acha que
são o melhor do mundo mas as suas verdadeiras capacidades ficam
bastante aquém da sua fama, mesmo que o comum dos mortais só os utilize
a menos de 10% das suas possibilidades. (Já agora circulam rumores que
a Microsoft estaria a pensar em adquirir a Macromedia...)
Miguel, creio que o que procuras é um integrador de multimédia (aceita
200 formatos de media nativos desde Flash a XML passando por QuickTime,
Quicktime VR, MPEG4, chegam?) que tenha a possibilidade de facilmente
acrescentar interactividade e exportar para PC e MAC, tanto para CD
como para DVD ou web. Se assim for tenta o LiveStage Professional 4.0
da Totally Hip (www.totallyhip.com)
Paulo A.Rocha
------------
2. AIRPORT ù
------------
PA,
Alguma vez foi possível ligar A a C via B? Digo isto porque sempre que
ligo MACs num hub comunicam sempre dois a dois e já com a AppleTalk era
assim...
E já agora pode ser A com B e A com C ao mesmo tempo? Ou quando diz:
a inclusão de mais máquinas
obriga à aquisição de uma base station.
implica mesmo um par e mais nada!
O meu caso específico particular é: um Titanium que tanto está em casa
e se liga a um G4 (desktop) ligado à Netcabo, como está no gabinete e
se liga a um Cubo com internet de IP fixo (digamos assim). A minha
grande dúvida é se é preciso mudar a location para comunicarem via
airport ou se por magia (rendevouz) tudo fica como está e comunicam
alegremente?
Isto mais parece uma dúvida para a ML, se achar por bém incluí-la pode
ser à vontade!
Mto obrigado pelo tempo disponibilizado.
Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia
ù/ù
Não consigo que a ligação à internet se faça através do airport e penso
que sei a razão.
Nas preferências do sistema --> Rede após seleccionar o airport e depois
de "aplicar" e "travar para evitar alterações" se fechar as preferências
e voltar a abrir a selecção que fiz anteriormente não está válida e o
"cadeado" está "aberto"
Isto passa-se tanto em OX 10.1.5 como no Jaguar
Já tive o acesso à internet através do airport mas depois de umas
"mexide-las" que já voltei a desfazer não consigo "fixar" as
preferências da rede para o airport.
As "mechide-las" tiveram a ver com as definições da basestation do
airport e depois de ter ligado directamente o cablemodem ao iBook para
experimentar a ligação à net sem o firewall do airport, Portanto penso
que não terá a ver com o que se passa agora.
Agradeço desde já a ajuda
Joaquim Narciso
-----------
3. MÚSICA ù
-----------
A prpósito de uns emails que eu o Mário Relvas temos trocado, com conteúdos
musicais (que eu uso para acalmar as maluqueiras do meu sobrinho...):
Pedro
Não sei que idade têm os sobrinhos, mas se gostam dos cavalinhos cantantes
então recomendo vivamente o http://www.sfskids.org em especial o Music Lab e
dentro deste em especial:
- harmonizar a mesma melodia escolhendo um dos três carácteres à disposição
- instrumentar a mesma peça escolhendo qual o instrumento que interpretará
cada voz
- escutar excertos de música num rádio virtual (experimenta mudar de canal e
sintonizar)
- tocar as melodias escutas na rádio com rato/teclas numéricasTambém podes mexer nos instrumentos em QTVR, ver pormenores, ouvir um
excerto, etcDo melhor que tenho visto.
Um abraço
Mário Relvas
---------
4. GPRS ù
---------
Olá !
Antes de mais Bom Ano 2003!
Tenho uma questão relacionada com o acesso à internet através de telemóvel
GPRS... Tenho um Siemens S45 e gostava de saber se alguém já conseguiu com
sucesso esta ligação via TMN... Liguei para o apoio a clientes e eles
deram-me as configurações para PC (para Mac não tinham...) pareceu-me tudo
identico á excepção de um script que se tinha que colocar no "standard
modem" (No Mac penso ser o "Null Modem") mas que não dá para editar em
Mac...
Sugestões?
CC
------------
5. NETCABO ù
------------
Bom dia, bom ano!
Para ligar o modem da netcabo "US Robotics" via USB preciso de drives, no
site da US Robotics não encontrei, e o CD que acompanha o modem só tem
drives para PC's. Se alguém poder ajudar, agradeço.
M Carmo
-----------
6. BACKUP ù
-----------
Uma questão à Mailing List
Que ferramentas/aplicações posso usar para fazer um backup do sistema, para
OS 9 e para o OS X?
Pretendo instalar o sistema, os updates e aplicações e fazer um backup de
tudo, de modo a fazer uma reinstalação desse backup (caso seja necessário),
para não ter de passar pela instalação de aplicação em aplicação, uma de
cada vez mais os updates?
É possível? Como faço?
Cumprimentos
Nuno Silva
----------
7. VENDO ù
----------
VENDE-SE
T-SHIRT APPLE (ORIGINAL), COR BRANCA TAMANHO XL, LINDA! "LEARN TO SPEAK
DIGITAL". NOVA.
Preço: 20 ?
thecorner@mac.com
ù/ù
Vendo apple macintosh Titanium G4 550mhz, 512mb de ram, 20g disco. com
garantia. 2000euros
Ipod 5g 250 euros
Paml pilot m505 com 16mb + varias aplicações. 300 eurosPaulo sampaio
917555117
psampaio@pinguimdesign.com
----------
8. QUARK ù
----------
Não sei se ajuda, mas desde os primórdios do UNIX que este tem um
utilitário chamado WC (Word Cound, não Casa de Banho...)
Abra um sessão Terminal no MacOS X e digite:
wc untitled.rtf
O output é:
16 114 935 untitled.rtf
Ou seja o ficheiro untitled.rft contém 16 linhas, 114 palavras e 935
caracteres.
Cumprimentos
Paulo Nascimento
Não é nada disso. Conheço esse comando do Unix, mas neste caso estou
ainda a usar o Mac Os 9.1. Tratava-se de um comando que era
adicionado ao menu Utilities do Quark (qualquer coisa parecida com
"Show Word Counter"), e que fazia abrir uma paleta onde era possível
saber o número de caracteres quer do texto seleccionado quer de um
bloco de texto inteiro ou de todo o documento. Dá um jeitão para
controlar o número de caracteres por linha, por exemplo, entre muitas
outras utilidades.
--
Joaquim António SilvaA Extensão que pretende está em http://www.markzware.com/freebies/
Já agora alguém conhece alguma extensão do tipo QX-Effects (Drops
shadows,etc) para o Quark 5?
Cumprimentos
Gonçalo Santosù/ùEm tempos instalei um "Word Counter" - creio que era uma XTension -
para o meu QuarkXPress. Com a recente avaria dum disco rígido, voltei
a instalar todo o meu software a partir dos discos originais (como
tenho os CDs de instalação de todo o software, nunca fiz backups das
aplicações). Só que fui a procura nos CDs (tenho todos desde o 4.0
até ao 4.11), e não encontro o tal Word Counter em nenhum deles, nem
no site da Quark, nem nos sites habituais onde se encontram estas
coisas. Não me consigo lembrar onde fui buscar aquilo... Alguém me
pode ajudar?
--
Joaquim António SilvaOlá Joaquim.
Fui espreitar o meu Passport 3.32 e encontrei uma xtension WordCounter XT.
Vi na aplicação, aparece no menu Util., e funciona.
Também não sei onde a arranjei; o ícone não é Quark e o copy é Markzware;
deve ser uma daquelas coisas que achamos nos cds das revistas...
Mas deve ser aquilo que procura.
Disponibilizo-lha com todo o gosto.
Se a quiser receber: zetolas.994@netc.pt
Abraço.
josé antónio
À hora a que este email foi editado já o problema se encontrava resolvido
por cortesia de um outro subscritor. Ficam os agradecimentos do Joaquim e os
meus.--------
9. PDA ù
--------
já agora, aproveito para agradecer as ajudas de todos neste assunto.
optei
mesmo pelo Tunsten T. grande máquina! comprei-o directamente à Palm
(www.palmdirect.com), que o entregou 24 horas depois em minha casa,
no meio
de um monte no alentejo, longe de tudo.
devo acrescentar que logo que recebo o normal email de confirmação da
compra, vou verificar um link que vinha no mesmo, para a TNT
(transportadora), para ver onde andava o Palm ... não é que cada vez
que o
pacote mudava de transporte actualizavam aquilo ao minuto, dizendo
onde
estava, para onde ia etc.. achei impressionante como deu tantas
voltas em
menos de 24 horas.
muito eficiente. mais, só cobram o cartão de crédito 7 dias depois,
tempo
que posso levar a devolver. não é normal, pois não?
e problemas de alfandega? existem? vem dos USA ou UE? quanto custou?
thanks.
Pimenta Machado (PA)
nenhuns. penso que virá de um depósito algures no norte da europa, sendo que
a encomenda pareceu-me ser feita nos EUA. o primeiro aeroporto a aparecer
foi um na bélgica, e daí a évora foram 12 horas.
nuno.
ù/ùe problemas de alfandega? existem? vem dos USA ou UE? quanto custou?
thanks.
Pimenta Machado (PA)
A minha veio de Inglaterra... sem problemas, nem alfandegas.
-mw
----------
10. 10.2 ù
----------
[...]
Em uma semana que tenho o X.2 a trabalhar e TODO actualizado, que não
existe um dia em que o IE, ou uma das aaps do office não desapareca levando
com ela HORAS de trabalho. Tenho vindo a culpar essa situação de má
'afinação' que possa ainda existir a fazer da minha parte na máquina, mas no
entanto, uma leitura mais atenta às ML's anteriores, demonstra que são
vários os subscritores que referm exactamente o mesmo: As aplicações n˜åo se
aguentam. Isto torna-se mais gravoso quando a Apple insita a fazer o switch,
quer de apple user's do OS 9, como de Win para Mac.
Dificilmente um utilizador que venha doutra plataforma aceitará que uma
aplicação como o word crashe 2, 3, ou mesmo mais vezes ao dia, consoante a
operação que se esteja a realizar. Se copiar tabelas ou texto de outra
aplicação, ou mesmo dentro do word, colando novamente, em word, é bom que se
tenha em atenção gravar o documento antes, pois a experiência poderá
revelar-se deveras amarga.
[...]
jc
Eu já tinha ideia de que programas como o AppleWorks, o Mail do
sistema e até o Netscape são mais estáveis do que esses... Aqui vem
mais um testemunho nesse sentido. Cumprimentos,
Jaime Pinto.ù/ùTenho tido problemas estranhos ultimamente ao abrir diversas
aplicações. Tudo começou com o Photoshop que ficava um tempo
interminável para abrir, acabando por ir abaixo ou por eu ter de fazer
"force quit". Entretanto isto tem-me acontecido com outras aplicações
nomeadamente com o itunes que de há alguns dias para cá não consigo
simplesmente abrir. Fica um tempo interminável a tentar abrir e vai
abaixo, sem que possa sequer utilizar qualquer menu do programa. Estou
com o sistema 10.2.3 instalado num G4.
Alguém me sabe dar alguma dica sobre os motivos que possam estar a
provocar estes problemas e como os resolver?
Paulo Colaço
Até que enfim que aparece alguém a reclamar do novo sistema 10.2.4!
Instalei-o logo que ficou disponível e tive tantos problemas que logo o
desinstalei. Parece que vai ser muito difícil todo o processo, pois tenho de
salvar o mais possível os meus trabalhos, nao dispondo de meios... e depois
'erase' todos os diversos volumes e... reinstalar tudo (!) de novo!). >
De início não acreditei que tal me estivesse a acontecer, pois tinha mais
confiança nos updates do sistema e não vi nada de especial na ML do Pedro
Aniceto!
Estou muito escaldado e penso que nunca mais voltarei a confiar nestes updates!
Perdi mais de uma semana, em plena época de festas de fim de ano!
E desconheço o que ainda mais irei perder, além do precioso tempo de dias e
dias completos, para não falar nas noites!
Estamos sempre a aprender!
http://homepage.mac.com/joaoluiscastro/Menu11.htm
João Luís P. Castro----------
11. FANS ù
----------
http://www.wired.com/news/mac/0,2125,56578,00.html
[...]
Que factores mencionados possam ter alguma influência é natural, como
acontece com outros produtos, como por exemplo as velhas garrafas de>
Coca Cola.
[...]
Cumprimentos,
Jaime Pinto.O que está em causa não é a eficiência ou as inovações que os Macs
trouxerem, nem me parece que a intenção do artigo fosse diminuir a sua
importância. Muito menos se pode ler o que é apresentado como algo que só
funcione em pessoas "menos irracionais" ou num "bando de irracionais", isso
sim é completamente infundado. Lorenz é um autor reputado que, sendo até
considerado o pai da etologia, deu um importante avanço teórico nesse campo
através de estudos que, foram sim, demonstrações rigorosas. Parece-me que
este artigo apresenta uma postura defensável sobre os mecanismos menos
conscientes (o que não quer dizer que menos poderosos) na concepção estética
dos computadores e na reacção das pessoas a eles. A psicologia social tem
feito milhares de experiências científicas, que não tratanto especificamente
desta questão, podem mostrar (a quem interessado em criticar com
conhecimento de causa) que existem inúmeros mecanismos que estão
subjacentes, a decisões e opiniões, sem que as pessoas os apontem como
realmente presentes. Querer ver a questão unilateralmente, como se a vida
fosse feita de uma causa / um efeito, sem a abertura de espírito
(supostamente tão MACiana), é sim de estranhar...
Cumprimentos,
Viviana
Não apresentei a questão unilateralmente. Eu também escrevi: „Que
factores mencionados possam ter alguma influência é natural, como
acontece com outros produtos, como por exemplo as velhas garrafas de
Coca Cola‰.
Se os factores irracionais, em todos os utilizadores de Mac,
superassem os racionais, determinando o seu comportamento e escolhas,
seria correcto falarmos num bando de irracionais. Repare no seguinte
extrato do artigo: „People don‚t rank their friends objectively, or
scrutinize their good and bad traits, they simply accept them, faults
and all,‰. „Apple isn‚t judged by performance dimensions because it‚s
a social relationship (users) have with their computers. It‚s a
friendship.‰ Por outras palavras, afirma-se que os utilizadores de
Mac, tendo relações de amizade com os seus computadores, não os
analisam de forma crítica. Sendo computadores ferramentas para a
maioria dos utilizadores (quem queira apenas jogar pode comprar
consolas), se os milhões de utilizadores de Mac os vissem de forma
acrítica estaríamos perante um fenómeno de irracionalidade em massa.
Não é necessária a leitura de muitas edições desta lista para se
verificar que há utilizadores de Mac que os analisam racionalmente, e
que criticam quando entendem que há razão para isso. O Cubo foi um
modelo de Mac por muitos considerado como tendo um aspecto atraente,
mas paralelamente foi criticado pela relação entre características e
preço. As vendas do dito desapontaram, acabando por ser prematuramente
descontinuado. Tal demonstra que os utilizadores de Mac podem ter o
seu lado irracional, e gostar do aspecto de um produto, sem que por
isso deixem de agir de forma crítica e racional, exactamente ao
contrário do que é dito no artigo.
Não está em causa a psicologia social, nem a carreira completa de
quem quer que seja, só este artigo, escrito pelo reporter Leander
Kahney, com algumas citações do professor assistente Geoffrey Miller.
Note-se ainda que é bem possível que as citações sejam de uma pequena
parte do que foi dito, podendo por isso não representar correctamente
o sentido geral do discurso. Por esse ou por qualquer outro factor,
este artigo pinta com cores erradas os utilizadores de Mac. Cumprimentos,
Jaime Pinto.
ù/ù
Realmente, quem usa o Mac OS X em vez do Mac OS 9 num iMac 333 deve
ter algum tipo de problema...
Eras? Demorou 2 anos, e já lhe falei do suporte e de caracteristicas
que nao estao acessiveis ainda, e da ironia da Apple.
Mac OS X não MacOS X
o Mac OS 9 corria ah 1 ano e meio como sistema default e ainda hoje
considero
computadores actuais!!! ou foram?
Desculpe Sr. Jaime, mas o que queria mesmo focar era o aspecto
negativo da Apple quanto à multitasking do OS 9 - passado 10 anos (ou
mais)
ainda estava assim e nunca foi documentada. Não me venha com Mac OS X
no LC, de que fala homem??!?!
Eu não invento nada, o seu discurso é típico de uma pessoa deste tipo!
Bom isto, é que são contos para putos.
No seu dia-a-dia, observa no resto das pessoas um comportamento
obsessivo
por saber qual o OS que usam e porque? Se não o fazem é porque
simplesmente
estão happy. LOL e deve estar gozando com a minha cara se diz o
contrário.
---
Primeiro diziam,- UMA OVA, é a evolução dos sistemas operativos, cuja
a Apple não conseguiu acompanhar porcausa do falhanço do projecto
copland.
Passaram a considerar... e quem é você para dizer isto? isto se diz?
isto
é uma vergonha! Andar a espalhar estas palhaçadas pelos amigos...
Outra vez os raciocínios cómicos, atenção - que eu apresentei factos,
eu não sei
tão pouco do que fala...
Bem essa de ressuscitar, é bem religioso, da sua parte.
De facto o moderador ainda não me enviou o meu cartão com a devida
identificação de MacUser portugues e espero que haja solideridade quanto
a este aspecto para comigo. De facto desde a 1? mailing estou
à espera dele.
---
Mas eu para ser utilizador e gostar de Mac não posso gostar de outros
computadores e sistemas
operativos? ORA VIVA! Bem, aqui o desmascaro.
1) É assim, e volto a repetir, eu não estou aqui para dizer bacuradas
ou para
inventar. 2) Não sou capaz de defender algo qd sei que nao o posso
defender,
mas sei avaliar e comparar.
Sei avaliar os computadores que tenho e que tive, assim como os
seus SOs e a sua evolução. De facto, o Macintosh é o Mac OS clássico
tal como disse o tintonium, daí para frente acabou-se o Macintosh -
nenhuma
interface é tao simples e puxante como a do Mac OS clássico e o feel
simplesmente
não é a mesma coisa em outros SOs.
Volte a ler o último post que fiz na mailling list contra os seus
argumentos e repita se necessário. Não quero discutir com alguém que
tem um
desconhecimento a nível de história de informática muito elevado e que
nem
sabe avaliar opiniões. Anda anda e não diz nada, porque você até tem
vontade
de responder, não sabe é como.
''os maiores amantes do futebol sao provavelmente aqueles que não tem
clube e são parte da crítica!''
---
Forrest GumpMesmo num iMac 333 MHz, havendo memória suficiente para que o sistema
não fique apertado, o MacOS X é mais rápido em comunicações do que o
9, podendo browsers ainda não inteiramente afinados demorar mais a
arrancar e a abrir janelas, mas depois recebem os dados mais
rapidamente; o MacOS X resiste melhor a crashes dos browsers (e de
outros programas mas os browsers encontram-se entre os mais instáveis)
do que o 9; o MacOS X oferece muito melhor suporte multiutilizador;
penso que estas terão estado entre as razões que levaram o dono do
iMac 333 que ocasionalmente uso a mudar para o novo sistema.
O Copland foi um projecto falhado, concordo. A própria Apple
reconheceu o facto lá para 96 ou 97. Não é novidade e não vem a
propósito. Mas é a sua função introduzir qualquer tema que lhe permita
atacar a Apple, não é verdade?
O MacOS 9 não foi um sistema integralmente novo, foi uma evolução do
oito e do sete, tendo este último por volta de dez anos. Mas mesmo
esse ainda herdou consideravelmente dos anteriores... O sistema
clássico vem de outra era, não há duvidas quanto a isso. Pode ter sido
vendido há ano e meio; pode ser vendido hoje; como se vê nesta lista,
há pessoas que o consideram como sendo o melhor sistema; mas nada
disso muda o facto de ser de outra era. Isto é um dado básico que
qualquer pessoa que perceba minimamente de Macs, da sua história, e de
sistemas operativos, sabe. Não quer dizer que seja mau, quer dizer que
é de outra era.
A maioria das pessoas pensa ter de usar Windows, porque é „o que toda
a gente usa‰. Muitas nem sequer sabem da existência de alternativas.
Muitas usam computadores sem terem um particular interesse por eles.
Por estas razões estranho seria que habitualmente perguntassem entre
si quais os sistemas operativos usados. A conclusão de que isso
significa que estão contentes deve ser revolucionária em psicologia!
Em sua opinião, as críticas que têm surgido por causa do pagamento
anual criado pela MS também devem ser prova de que as pessoas e
empresas estão muito felizes e contentes!
De nada serve falar em ovas porque o que relatei quanto aos argumentos
em favor de DOS e Windows largamente usados foi o que ouvi e li ao
longo do tempo, e certamente que outros membros da lista tiveram a
mesma experiência.
Depois das criticas que fez neste e noutros artigos ao MacOS clássico,
dizer que „o Macitosh é o Mac OS clássico‰ é de tão grande coerência e
brilhantismo que dispensa comentários!
Existe nesta lista quem goste de várias plataformas. Casos como o seu,
de pessoas que escrevam regularmente, para esta lista de utilizadores
de Mac, para atacarem a Apple e fazerem propaganda da MS, esses já são
raros. E digo-lhe que com este artigo nem merece receber, porque o
nível foi excepcionalmente baixo, com muitos insultos e nenhum sumo, e
nem sequer incluiu uma propagandazita barata qualquer... Poderia ter
voltado a dizer que a MS é a empresa perfeita e a única que nunca
falha! Jaime Pinto.
------------
12. DIGGER ù
------------
Para os Mac users que gostem do velho classico Digger, que não tem port para
Mac OS X nem classic, aqui fica uma forma de o jogarem nas suas maquinas
Apple:
http://www.kosanostra.org/digger.php
Jack the Digger (PA)---------
13. IRC ù
---------
IRC
Se quer visitar o canal macintosh da ptnet e não sabe como registar o
nick é simples, faz
/nick o_seu_nick e dá enter, depois faz
/nickserv register password e dê enter (escolha uma password de que
depois de recorde porque de cada vez que se ligar terá de a utilizar
fazendo:
/nick o_nick_que_registou e dar enter e depois
/nickserv identify password.
Para mais ajuda visite a página http://www.guiarircle.pt.vu que tem um
manual de irc utliza´vel com qualquer cliente de irc, quer seja para
mac ou para pc.Ana Paula Ferreira
Fui um dos que levantou o problema do #macintosh do IRC (os famosos
chats, ou salas de conversa) apenas permitir a entrada a pessoas com
nicks registados. Achava muito mais simples tirar esta suposta
protecção do que tentar explicar a alguém que nunca usou IRC e nunca
viu comandos destes à frente, como se regista um nick (se é que sabem o
que é um nick). Se o nick já estiver a uso vão aparecer mensagens que
as pessoas não esperavam; vão acabar por ir parar ao #guest-room que
não sabem o que é e em que tudo lhes passa à frente dos olhos tão
rapidamente que ficam a perceber ainda menos; e o resultado final é um
simples "porra, não estou para perder tempo com isto!"
Se há coisa que, em mais de dois anos de #macintosh, vi muito poucas
vezes, são os tais "engraçadinhos" que agora servem de bodes
expiatórios e argumento para a utilização da protecção dos nicks
registados. E se há coisa que sempre vi foi um conjunto de utilizadores
prestáveis na ajuda a quem tinha dúvidas ou problemas. Quantas dúvidas
ou problemas foram colocados por pessoas sem nicks registados? Quantos
deles não teriam chegado ao #macintosh se tivesse sido agora?
Se alguém com um Mac decide entrar no "mundo do IRC", o mais natural é
procurar um canal #macintosh, seja por ter lido aqui na Mailing List
sobre a existência desse canal, ou por intuição (como aconteceu comigo,
que fui lá parar antes de entrar na Mailing List; mas no meu caso já
tinha experiência de IRC). Para quê fechar as portas a quem ainda não
percebe?
Sabem o que isto me faz lembrar? Estão a ver o Mac OS e o Windows? Há
um que obriga a meter uma chave...
Cumprimentos,
João Lúcio
Vibras, no IRCSubscrevo na íntegra. Aliás, fiz já chegar a alguns membros mais
proeminentes do canal uma apreciação crítica a esta medida. Não é apertando
crivos e elevando fasquias que se aumenta a popularidade do canal e/ou da
marca. Para um leigo o IRC é um mundo absolutamente hostil, dificultar-lhe a
vida é aumentar essa hostilidade.ù/ù
(...) Para mais ajuda visite a página http://www.guiarircle.pt.vu que tem um
manual de irc utliza´vel com qualquer cliente de irc, quer seja para
mac ou para pc.Ana Paula Ferreira Fui lá e não encontrei nada parecido com o aqui anunciado!
José LC Ferreira
Tem razão, há um erro no URL.
ù/ù
Para mais ajuda visite a página http://www.guiarircle.pt.vu
rectifico rectifico, meteu-se ali um r onde não era chamado
www.guiaircle.pt.vu
Ana Paula Ferreira----------
14. SPAM ù
----------
Gostaria de obter informação através da Mailing List de software
anti-spam.
e igualmente de saber como actua o recurso "junke mail filter" em
programas
como o Outlook Express e Netscape, isto é, a filtragem é feita no
seidor de
e-mail ou apenas no interior do program de e-mail ?
Obrigado
Francisco B.
Eu devo andar um desmancha prazeres a todos aqueles que o Mail do X era
genial e perfeito, mas lembrei-me de outra dúvida:
Quando ponho no Mail a opção "Junk Mail" em "Training", ele umas vezes
muito bem outras nem tanto lá escurece os mails que são junk. Eu pensei
então: isto na Inbox não dá jeito nenhum. Vou criar uma rule e se
houver junk mail vai tudo para uma pasta separada, depois apaga-se ao
gosto. Acontece que:
1. Se por acaso chega um jink mail que ele não reconhece e eu digo:
"isto é junk" ele não move automaticamente para a pasta Junk que criei
2. Agora no menu "Junk Mail" aparece "custom" e não "training". Ora
assim parece que não está a aprender nada, e sou eu que tenho o
trabalho todo!
Isto tudo só porque o Francisco B. perguntou por filtros...
o do Mail funciona bem (à parte destes meus pequenos problemas).
Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia
--------
15. CD ù
-------- Alguém tem tido experiências com CD's de 90 Minutos, 800 MB? Tenho
uns
quantos da MMORE e antes da saída upgrade do firmware da SuperDrive
conseguia que o iTunes gravasse os ditos 90 minutos, agora nada.
Basicamente o dito CD não aparece como gravável, e não se trata de um
defeito de um disco ou outro.
Será algum precalço no software? O firmware da SuperDrive foi
actualizado, bem como o iTunes para a última versão.
PL
Também comprei 25 (seriam Teac?) e só consegui por o PX-W2410A (Plextor
CD-RW 24x10x40x) a gravar 80 minutos e/ou 700MB.
Por acaso até davam jeito os 900MB...alguém sabe como por o Toast a
gravar os de 900MB?Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia
----------
16. MAIL ù
----------
Por falar em Mail, as funções "aumentar o nível da citação" e
"diminuir o nível
da citação" não funcionam no meu Cubo. Quando seleciono aumentar não
acontece
nada, quando selecciono diminuir, aumenta. Já andei a brincar com as
preferências, mas nada. Já instalei o sistema todo, funcionou durante
uns
tempos (pelo menos quando experimentei após a reinstalção), e deixou
de
funcionar.
Haverá uma solução?Cumprimentos
Álvaro Amorim
http://www.alvaroamorim.cjb.net/
Para fazer increase ou decrease do nível de citação, é preciso primeiro
escurecer (ou sombriar, ou selecionar) o texto que se quer alterar.
Demorei o meu tempo a descubrir, mas fui lá!
Já funciona agora?
Por falar nisto, pergunto também:
-é possível criar dois botões na toolbar com o Increase/Decrease ao
nível de citação?
Com os melhores cumprimentos,
João Bruno Nunes Correia------------
17. iMOVIE ù
------------Boa tarde Pedro
É possivel importar músicas do iTunes para o iMovie? Ou só podemos
importar a partir de Cd's.
Pe. Francisco
Podes importar AIFF ou MP3, pouco importando a forma como os obtens...Tb me deparei com o mesmo problema, ou seja não consegui importar
musicas em mp3 que tenho no disco só consigo se estiverem em cd audio.
Não experimentei cd's com mp3 para ver se assim dava.
Joaquim NarcisoAplique-lhe a "receita" dada aqui pelo Tim Burton e vai ver que já consegue.
-----------
18. MOUSE ù
-----------
Epá, não havia necessidade...
Em anos de utilização nunca tive problemas com hardware microsoft, que
tal como tenho vindo a explicar, até tenho em relativa boa conta...
OK, acredito que fosse piada, mas a utilização dos "hilariões"
salva-nos muitas vezes destas confusões...
Cumprimentos,
MacFilipe
Infelizmente não foi piada. Ainda por cima foi a causa da selecção da
minha prenda de Natal para o Dady. Agora tem um Logitech.
A parte engraçada foi de que com o rato novo agora "queixa-se" de que o
bicho "corre" muito e como já não está a caminhar para novo não o
consegue acompanhar.
Obvio que nas definições do mouse tive de lhe tirar algum vigor.
Um bom ano para todos
Joaquim Narciso (filho)
--------------
19. CAPTURAS ù
--------------
Caros amigos,
Um bom 2003 para todos!
Esta dúvida poderá ser idiota, mas como ninguém nasce ensinado, cá vai. No
Mac OS 9, quando fazia um qualquer print screen, o resultado aparecia-me na
pasta sistema, com o formato "picture": 1, 2, 3 e por aí fora.
No Mac OS X, no qual dou os primeiros passos, ainda com umas quedas
acidentais, faço a mesma coisa e obtenho como resultado um ficheiro PDF,
chamado "imagem" 1, 2, 3, etc.
Não será possível que o resultado se mantenha não um PDF mas sim um ficheiro
de imagem como no OS 9?
Antecipadamente um grande obrigado a quem souber responder.
Pedro Guedes.
-------------
20. AIRPORT ù
-------------Não consigo que a ligação à internet se faça através do airport e penso
que sei a razão.
Nas preferências do sistema --> Rede após seleccionar o airport e
depois
de "aplicar" e "travar para evitar alterações" se fechar as
preferências
e voltar a abrir a selecção que fiz anteriormente não está válida e o
"cadeado" está "aberto"
Isto passa-se tanto em OX 10.1.5 como no Jaguar
Já tive o acesso à internet através do airport mas depois de umas
"mexide-las" que já voltei a desfazer não consigo "fixar" as
preferências da rede para o airport.
As "mechide-las" tiveram a ver com as definições da basestation do
airport e depois de ter ligado directamente o cablemodem ao iBook para
experimentar a ligação à net sem o firewall do airport, Portanto penso
que não terá a ver com o que se passa agora.
Agradeço desde já a ajuda
Joaquim Narciso Já experimentou fazer o reset à base?
ù/ù
Quero começar por agradecer a dica contudo só com um Hard Reset é que lá
foi.
Mesmo com este só após várias tentativas pois depois de um HardReset tem
de se efectuar um Reload de softwear.
O problema estava em que ao efectua-lo tem uma indicação muito
importante ou seja se estiver instalada uma placa Airport, nas
configurações de rede no sistema, esta tem de estar UNCHECK.
Pode ser que esta minha odisseia venha a poupar tempo a alguém que venha
a estar numa situação igual.
Nunca pensei que o problema fosse da base pois esta obtinha ligação ao
cablemodem. Eu só não conseguia "fixar" a rede através de airport.
Muito obrigado pela "dica" e um bem haja.
Joaquim NarcisoTake care, it's a jungle out there!Pedro AnicetoDECLINAÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
-------------------------------
- Vai que já tem!
A declinação de responsabilidade, e mais alguns sábios conselhos relativos
ao funcionamento desta Mailing List, poderão doravante ser consultados em:
http://www.iclub.web.pt/mailinglist.html
O arquivo de Mailing Lists poderá ser consultado em
http://www.mailinglists.site.vu
Este arquivo é gerido de forma independente da ML, podendo existir alguma
discrepância entre as edições publicadas e as arquivadas. (Sim! Que isto não
é a Biblioteca Nacional!)
==========================================================================
Pedro M.S.Aniceto
Product Marketing Manager
Interlog S.A.
Estrada Nacional 6, Edif.Firmo Piso 1 Esq†
2720-517 Alfragide PORTUGAL
Telef. (+351) 21 470 76 10
Fax (+351) 21 472 05 61
Email: interlog.loc@mail.telepac.pt
==========================================================================
What a hotel we're staying at! The towels are so big and fluffy, you
can hardly close your suitcase.
Podem também interessar-lhe as seguintes edições: